segunda-feira, 12 de novembro de 2012

SÃO MARTINHO

FEIRA DE S.MARTINHO

De 10 a 20 de Novembro decorreu em Penafiel uma das maiores e mais feiras, onde a tradição desde sempre atraiu milhares de visitantes - O S.MARTINHO.
Falar de S. Martinho é falar indiscutivelmente de vinho novo, castanhas assadas e das tradicionais tortas de S. Martinho, com um aspecto agradável à vista.
A feira do gado bovino e cavalar, foi sempre desde tempos remotos no Campo da feira, onde os comerciantes negociavam para o ano seguinte as cabeças de gado que iam rentabilizar a agricultura, a par dos celebres negócios de samarras e sobretudos, onde não faltavam os carroceis, carrinhos de choque, divertimentos, as celebre barracas de comes e bebes a salientar o “Sapo”, roulotes de farturas, o vinho novo, castanhas assadas e as tradicionais tortas de S. Martinho.
Nos dias de hoje o progresso acompanhou o desenvolvimento e a cidade de Penafiel não se afastou desse ritual, apesar sofrer alterações ao longo dos últimos anos contestadas por uns e reconhecidas por outros, desta vez o dia 11 de Novembro, o tal dias de S. Martinho decorreu principalmente na avenida de acesso às escadarias da Igreja do Sameiro.

Penafiel conseguiu encaminhar programa da TVI- Somos Portugal, com a emissão em directo para dar a conhecer a todo o país a cidade de Penafiel, uma tarde diferente em que o Melhor de Penafiel apresentado ao país e aos povo Português.
Pelo programa passaram nomes conhecidos da música Portuguesa e a alegria da nossa terra continuou nos dias 17 e 18 de Novembro, entre as 16h00 e as 21h30, com as actuações:
Rancho Folclórico S. Vicente do Pinheiro; Rancho Folclórico do Centro Social Cultural Recreativo de Rio de Moinhos; Rancho Folclórico do Centro Social de Paço de Sousa; Grupo de Danças e Cantares da Associação para o Desenvolvimento da Portela e do Rancho Folclórico do Centro Social e Cultural de Abragão, e no domingo (domingo de prendas), das 15h00 às 17h00, com actuações da Associação Cultural e Recreativa Rancho Folclórico Infantil de Cabeça Santa; Rancho Folclórico de S. Vicente de Irivo e para encerrar o Grupo Folclórico de Penafiel.

Foi um S. Martinho diferente, com muita gente fazendo lembrar os tempos de antigamente, com o desenvolvimento e o progresso em pleno ano de 2012.
Foi bom para os Penafidelenses, e uma agradável surpresa.



Novelas 15 de Novembro de 2012

 



Sem comentários:

Enviar um comentário