domingo, 21 de outubro de 2012

DEBATE INFORMATIVO!


A REFORMA ADMINISTRATIVA E EXTINÇÃO DA FREGUESIA DE NOVELAS!


No sábado dia 20 pelas 21 horas na sede da Junta de Freguesia de Novelas, reuniram-se personalidades ligadas à vida autárquica concelhia, com o tema em debate e forma de slogan:
"Longe de aceitar os dados o secretário de estado do poder local, constitui matéria criada por acções e atitudes combinadas que não unem mas repartem”.
Deu-se inicio ao debate tomando a palavra o Presidente da Junta de Freguesia de Novelas, que mostrou a indignação no processo de extinção de freguesias que tem vindo ao longo dos tempos a ser decidido e desenhado, completamente à margem das populações, em mais uma submissão inaceitável ao pacto de agressão e à troika.
A forma e colecção fizeram com que a freguesia de Novelas e todas as outras fossem constituídas num sistema marginal, fez com que única e simplesmente fossem exiladas da prática para estabelecê-las como objectos abstractos de um saber.
Alegou-se  (Carlos Drummond de Andrade)
“A porta da verdade estava aberta, mas só deixava passar meia pessoa de cada vez, assim não era possível atingir toda a verdade, porque a meia pessoa que entrava só trazia o perfil de meia verdade e a segunda metade voltava igualmente com meio perfil e os perfis não coincidiam.”
Todos os oradores estavam em sintonia, com uma sala participativa onde salientaram que a freguesia de Novelas será sacrificada, tanto pela sua cultura e valores, como pela sua história.
Intervenientes do público referiam a freguesia de Novelas o local onde nasceram os nossos antepassados, os nossos avós, os nossos pais, nós e os nossos filhos e em seu nome, tudo farão para que a vergonha da obscuridade deste processo termine e se assuma de uma vez por todas as responsabilidades em defesa das populações e dos Novelenses.
Encerrou-se o debate com a proposta, da recolha de assinaturas contra a extinção da freguesia de Novelas, assim como contra a alteração da sua denominação primordial FREGUESIA DE NOVELAS – um nome para o presente e para o futuro.
 
Novelas 21 de Outubro de 2012.


 



Sem comentários:

Enviar um comentário